top of page

NOSSA HISTÓRIA

Nos anos 1990 e início dos anos 2000, o setor elétrico vivenciou intenso processo de transformações estruturais. Foram criadas agências estatais e paraestatais para desempenhar papéis e funções antes exercidos, muitos deles, pela Eletrobras. Cite-se, em particular, a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, sucedendo ao DNAEE – Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica, cujo mandato precípuo é a regulação setorial, o ONS – Operador Nacional dos Sistemas Elétricos, responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica do sistema interligado nacional e, mais recentemente, também dos sistemas isolados, a CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, que tem por finalidade viabilizar a comercialização de energia elétrica no mercado de energia brasileiro, e a EPE – Empresa de Pesquisa Energética, empresa pública cujo objeto é prestar serviços ao Ministério de Minas e Energia (MME) na área de estudos e pesquisas destinadas a subsidiar o planejamento do setor energético.

Nesse ambiente desafiador, a ENETEC foi criada em 1994 e, durante quase dez anos, desenvolveu estudos e avaliações de aproveitamentos hidrelétricos. Registre-se, a título de informação, que a ENETEC fez os estudos energéticos do dimensionamento do aproveitamento hidrelétrico Cachoeira do Emboque (hoje AHE João Camilo Pena), cuja concessão foi licitada em 1996, ainda pelo DNAEE, e se constituiu na primeira licitação dessa natureza concluída com sucesso no país. A ENETEC encerrou suas atividades em 2003, por liquidação voluntária.

Com a motivação da transição energética na direção de economias de baixo carbono, os sistemas elétricos seguem vigorosa evolução, notadamente com a introdução de novos elementos não controlados, tanto no lado da geração, como fazendas eólicas e fotovoltaicas, quanto do lado da demanda, em que se destacam recursos energéticos distribuídos. Esse quadro indica profundas transformações no setor, requerendo atenção especial os potenciais impactos para os agentes conectados à rede.

É nesse contexto que a ENETEC é refundada, com a missão de contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras, viáveis e sustentáveis em um ambiente vigoroso de desenvolvimento, de criação de marcos regulatórios e modelos empresariais, enfim, de transformação no setor elétrico brasileiro.

A ENETEC é, portanto, uma consultoria empresarial, com vocação para tratar assuntos específicos do setor elétrico com independência técnica, liderança, atitude inovadora e criatividade. Com respaldo na experiência profissional de seu fundador e sócio gerente, qualificado conhecedor do setor elétrico, a ENETEC busca o conhecimento profundo das questões de seus clientes, trabalhando sempre orientada a soluções criativas e eficazes.

Siga-nos nas redes sociais

  • White LinkedIn Icon

© 2023 por ENETEC Energia & Tecnologia.

bottom of page